>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> Seja bem-vindo! Comente as Postagens. Sugira um assunto. Volte Sempre.

quarta-feira, 31 de março de 2010

UM MARÇO QUE MARCOU...

Pra começar: O ano começou!
Aqui na Bahia o ano "começa de verdade" depois do Carnaval!
Se existe calendário chinês porque não pode existir calendário baiano? Pode! E existe!

As águas de março continuam marcando presença. Chuvas de Norte a Sul.

O caso "Nardoni" teve um fim! Mentira! Ele nunca terá fim!

Em um dia a criança morreu. Em uma semana o julgamento acabou. Penas de 30 anos que serão efetivamente de 13,14 ou 15. O vazio nunca será preenchido. Quando o crime é contra a vida toda pena é pequena.

O caso "Nardoni" mostra como somos fracos. O direito à vida não é respeitado. A nossa Constituição trata o assunto de forma exemplar. Veja:

"Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

Art. 227. É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

Art. 230. A família, a sociedade e o Estado têm o dever de amparar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem-estar e garantindo-lhes o direito à vida."


Mais uma vez podemos constatar que as tragédias sociais não têm relação com a falta de normas. Temos normas "pra dar e vender"!

As carências moram do outro lado. Falta ATITUDE, AMOR, RESPEITO, ÉTICA, COMPROMISSO.... Em quem? Em todos os atores que participam dessa novela chamada Brasil: Famílias, sociedade, Estado. Expandindo a enumeração: pai, mãe, filho, parentes, vereadores, prefeitos, deputados, senadores, governadores, funcionários públicos, empresas, ONGs, trabalhadores, empresários.

Precisamos saber o que é ser CIDADÃO. Precisamos exercer a CIDADANIA. Esta lição é ministrada essencialmente pela Família e pelo Estado. O avanço social depende desse aprendizado.

Era só um fechamento do mês. Me empolguei por uma boa causa!

Fui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário