>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> Seja bem-vindo! Comente as Postagens. Sugira um assunto. Volte Sempre.

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Samba e Forró no mês do Papai Noel

Dezembro é um mês importantíssimo para a música brasileira. É um mês de muita comemoração. Será que é o mês que mais se vende CDs? Ou o mês que mais se arrecada direitos autorais? Nada disso! Ha! Lembrei! É o mês do Especial Roberto Carlos? Sim, é o mês do especial Roberto Carlos, mas não é disso que estou falando!

Em dezembro comemoramos o Dia do Samba e o Dia do Forró.
O Dia Nacional do Samba é comemorada em 2 de dezembro. A data foi criada por iniciativa de um Vereador de Salvador, Luis Monteiro da Costa, em homenagem a Ary Barroso. Ary compôs seu grande sucesso “Na Baixa do Sapateiro” sem nunca ter colocado os pés na Bahia (Só a Bahia tem esse poder! É pura magia essa terra!) Em um 2 de dezembro Ary Barroso visitou Salvador pela primeira vez. Inicialmente, o Dia do Samba era comemorado apenas em Salvador, mas acabou transformado em data nacional.

E no dia 13 de dezembro é comemorado o Dia Nacional do Forró, em homenagem à data de nascimento do grande Rei do Baião, o músico e gênio Luiz Gonzaga. Sabemos que o Forró tem um mês só dele: junho; porém a data escolhida para comemorar o Dia Nacional do Forró é singular. O que Luiz fez pelo Forró, ou melhor, pela música brasileira, ninguém fará igual.

Samba e Forró não estão juntos só no mês de comemoração. São raízes do Brasil. São gêneros musicais com forte presença na história do Brasil. Vou deixar a história de cada um pra depois, senão isso aqui vai render páginas e dias. Importa dizer agora que ambos, antes vistos como gêneros de momentos e de lugares específicos, conquistaram espaços permanentes na música. Culpa da simplicidade e da magia que cada um tem.

Um viva ao Samba e ao Forró de todo dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário