>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> Seja bem-vindo! Comente as Postagens. Sugira um assunto. Volte Sempre.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Súplica Cearense - Gordurinha


O Rappa gravou a música “Súplica Cearense” no álbum “Sete Vezes” e no “Ao vivo na Rocinha”.

Muita gente a ouviu pela primeira vez com O Rappa. Os caras tiraram a música do ritmo original, regional. Colocaram a cara de “O Rappa”. Porém, a música continuou originalíssima. Súplica é súplica!!!

Mais uma bela escolha da banda.

Súplica Cearense é uma canção do sambista baiano Waldeck Artur de Macedo, mais conhecido como Gordurinha, em parceria com o compositor Nelinho, lançada em 1967.
 
A canção, conhecida pela gravação de Luiz Gonzaga, fala sobre um lavrador cearense que, de tanto rezar pelo fim da seca, se sente culpado pela chuva torrencial e as enchentes ocorridas em sua região. (http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%BAplica_Cearense)

Quem é Gordurinha?

Batizado como Waldeck Artur de Macedo - *10/08/1922 +16/01/1969 - este baiano de Salvador ficou mais conhecido como Gordurinha, apelido recebido quando ainda trabalhava na Rádio Sociedade da Bahia uma ironia ante a sua magreza. Com grande potencial humorístico e capacidade para satirizar e criar piadas sobre os mais variados temas e situações, ganhou fama. Trabalhou ainda com teatro, excursionando por todo o país. A fama de humorista relegou a um segundo plano o talento de compositor.

O Gordurinha tentou na década de 40 a sorte no Rio de Janeiro, não logrando êxito, retornou a Salvador para em 1952 retornar ao Rio e ingressar na Rádio Nacional. Neste período grava os cinco discos de sua carreira, com canções de teor humorístico. Entre seus maiores sucessos estão “Chiclete com Banana”, “Súplica Cearense”, “Baiano Burro Nasce Morto”, “Baiano Não É Palhaço”, “Orora Analfabeta”, “Mambo da Cantareira” e “Vendedor de Caranguejo”. Algumas de suas músicas foram regravadas depois de sua morte com grande êxito, como “Chiclete com Banana”, presente no disco “Expresso 2222” de Gilberto Gil, e “Vendedor de Caranguejo”, também gravada por Gil em “Quanta”. (http://wwwgordurinhaneto.blogspot.com/)

Súplica Cearense. Compositor baiano. Sucesso com Luiz Gonzaga e com O Rappa.

Gordurinha é muito mais! Corra atrás!!!

Eu tô indo!!!



 http://www.forroemvinil.com/gordurinha-suplica-cearence/


Súplica Cearense
(Nelinho, Gordurinha)

Oh! Deus, perdoe este pobre coitado
Que de joelhos rezou um bocado
Pedindo pra chuva cair sem parar

Oh! Deus, será que o senhor se zangou
E só por isso o sol arretirou
Fazendo cair toda a chuva que há

Senhor, eu pedi para o sol se esconder um tiquinho
Pedir pra chover, mas chover de mansinho
Pra ver se nascia uma planta no chão

Oh! Deus, se eu não rezei direito o Senhor me perdoe,
Eu acho que a culpa foi
Desse pobre que nem sabe fazer oração

Meu Deus, perdoe eu encher os meus olhos de água
E ter-lhe pedido cheinho de mágoa
Pro sol inclemente se arretirar

Desculpe eu pedir a toda hora pra chegar o inverno
Desculpe eu pedir para acabar com o inferno
Que sempre queimou o meu Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário